sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela ligadas em rede e com oferta partilhada


Fundão, Castelo Branco, 19 jan (Lusa) - As bibliotecas dos 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vão passar a estar ligadas em rede e disponibilizarão os respetivos acervos de forma partilhada, foi hoje anunciado no Fundão.
A iniciativa é da CIM-BSE e avançará em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
"É um projeto baseado numa plataforma já existente e que servirá de chapéu para que todos os acervos que hoje estão individualizados em cada biblioteca possam estar disponíveis em conjunto, ou seja, qualquer pessoa que venha, por exemplo, à Biblioteca do Fundão, quando acede a essa plataforma terá acesso a todos os livros que estão disponíveis em cada uma das bibliotecas, podendo-os requisitar", explicou o presidente da CIM-BSE, Paulo Fernandes.
Paulo Fernandes, que também é presidente da Câmara do Fundão, falava na cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação, que foi hoje realizada naquela cidade do distrito de Castelo Branco com a presença dos autarcas ou representantes dos 15 municípios abrangidos.
Segundo adiantou, este projeto poderá abarcar mais de 30 mil utilizadores, que passam a ter a acesso a cerca de 600 a 700 mil documentos, o que se constitui como "uma clara mais-valia" para a promoção do conhecimento e investigação.
Paulo Fernandes vincou ainda que a iniciativa assenta numa lógica de otimização de recursos e que permitirá uma poupança no que concerne à utilização do sistema informático, que parte de um 'software' livre criado pelos serviços da UBI.
Por outro lado, o autarca destacou a representatividade deste projeto para aquilo que é o modelo de união que a CMI-BSE defende para este território.
"Mais do que anunciarmos que vamos cooperar, é muito importante termos projetos concretos que materializem essa colaboração e acho que este é um dos primeiros projetos que materializa o que é a geografia comum das Beiras e Serra da Estrela", afirmou.
O projeto implicará um investimento total de 80 mil euros (a realizar em duas fases) e o trabalho de implementação já está a ser desenvolvido, prevendo-se que dentro de seis meses os acervos alargados já estejam ao dispor dos utilizadores.
Além das bibliotecas municipais, esta rede também integrará as bibliotecas da UBI e do IPG, bem como algumas bibliotecas escolares.
A CIM-BSE é constituída por 12 municípios do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e por três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

CYC // SSS

 | País
Porto Canal com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário